coluna marcelo martins

Cemitérios de Santa Maria seguem em recadastramento até Finados

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

A empresa de Caxias do Sul L. Formolo, que administra os cemitérios Santa Rita e São José, em Santa Maria, prorrogou mais uma vez o prazo de recadastramento para quem é proprietário de túmulos, jazigos e carneiras nos dois cemitérios. O diretor comercial, Mateus Formolo, explica que, agora, o prazo se encerrará em definitivo em 2 de novembro, data de Finados. 

Leia mais colunas de Marcelo Martins

O primeiro prazo havia sido dado em 1º de agosto e, depois, foi adiado para 15 de setembro. O que não se mostrou suficiente. Este novo aceno do grupo, enfatiza o diretor, é mais uma tentativa de fazer com que os proprietários se regularizem. São, ao todo, 7,9 mil túmulos, carneiras e jazigos nos dois locais. Sendo que, por enquanto, 6 mil já estão em dia com a empresa. Mesmo assim, há 1,9 mil pessoas que não buscaram a direção para quitar taxas pendentes e realizar a atualização cadastral.

Em não procurando o grupo, a L. Formolo pode - com base em previsão contratual - fazer a exumação e eventual desapropriação. Os restos mortais serão colocados em um ossário devidamente identificados, explica. A empresa, em 2017, venceu um processo licitatório da prefeitura para ficar à frente da administração dos dois cemitérios por 15 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

DAS OBRIGAÇÕES
Ao vencer a disputa licitatória, a empresa ficou responsável por viabilizar melhorias nos dois cemitérios. No Santa Rita, por exemplo, que é o maior deles (com 9,2 hectares), a empresa já executou a reforma de quatro capelas. 

E, no São José (com área de 1,3 hectare), que fica em anexo, foram viabilizadas uma série de melhorias, são elas: construção de um muro (lateral e frontal), pavimentação das principais vias, iluminação, monitoramento (por vídeo), cerca elétrica. Também estão previstas 200 novas carneiras, sendo que 48 delas já foram feitas. As demais 152 devem ser concluídas até abril de 2021, conforme previsão contratual.

CREMATÓRIO
Santa Maria terá o primeiro crematório em breve. O projeto - que prevê três salas e um crematório - está em fase final de aprovação junto à prefeitura. A empresa já tem a licença prévia da Fepam para a obra. Agora, até o fim do mês, será protocolado pelo grupo, também na fundação, o pedido de licença de instalação. O investimento será de R$ 3,5 milhões. Sendo que, em melhorias, foram aplicados, até agora, nos dois cemitérios mais de R$ 2 milhões pela empresa, que emprega 16 funcionários.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Daqui até 2020, há um outubro de espera

Schirmer e a geração 'nem, nem' e ainda a eleição do Conselho Tutelar Próximo

Schirmer e a geração 'nem, nem' e ainda a eleição do Conselho Tutelar

Marcelo Martins